A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp), já concluiu os preparativos nos quatro cemitérios municipais para receber visitantes no sábado (1º / 11) e domingo (2 / 11), em alusão ao Dia de Finados. As ações envolvem o apoio de diversas secretarias municipais, que se mobilizam para atender o grande fluxo de pessoas esperado. O horário de visitação será das 6h às 18h em ambos os dias.
“O objetivo é assegurar um espaço seguro e adequado para as homenagens nesta data de memória, por isso ampliamos as equipes e mobilizamos cerca de 120 trabalhadores extras. Todos os servidores dos cemitérios, juntamente com colaboradores da administração, estarão em plantão permanente para garantir o conforto e o bem-estar dos visitantes”, informa o secretário-executivo da Segenp, José Soares Neto.
Os quatro cemitérios — Cemitério Parque, Cemitério Santana, Cemitério Vale da Paz e Cemitério Jardim da Saudade — passaram por serviços de zeladoria: pintura dos meio-fios, varrição com escova rotativa de aço, roçagem, poda de gramado e árvores, rastelamento e limpeza completa das áreas.
A partir das 6h de sábado haverá modificações no trânsito nas vias externas dos cemitérios para facilitar o acesso de pedestres e também a permanência de ambulantes. No Santana, uma faixa da Avenida Independência (sentido Praça A) será fechada por toda a quadra da portaria. No Parque, parte da Avenida São Domingos será interditada. No Vale da Paz, também será bloqueada uma faixa da via marginal. No Jardim da Saudade não haverá alterações no tráfego.
Para reforçar a segurança, a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) realizará rondas noturnas dentro dos cemitérios, que serão intensificadas para o fim de semana. Haverá, ainda, presença permanente de viaturas e agentes da GCM nos dois dias. A Polícia Militar de Goiás (PMGO) contribuirá com patrulhamento reforçado nas regiões dos cemitérios.
Por conta da expectativa de grande número de visitantes, nos cemitérios Parque e Santana a Segenp disponibilizará banheiros móveis climatizados durante os dois dias — os mesmos usados em mais de 60 feiras da cidade. Cada unidade possui quatro cabines, ar-condicionado, pia individual, papel higiênico, sabonete e zelador dedicado à limpeza. Serão instalados também bebedouros extras para oferta gratuita de água potável aos visitantes.
Imagem: Prefeitura de Goiânia





